As Nações Unidas comemoram, nesta segunda-feira, o Dia Mundial da Meteorologia com um alerta sobre a influência das condições da temperatura na saúde das pessoas. Sob o tema "Tempo, Clima e o Ar que Respiramos", a ONU sugere que a qualidade de previsões, dados e pesquisas sobre o tempo pode ser útil para prevenir doenças relacionadas à má qualidade do ar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, pelo menos 2 milhões de pessoas morrem, de forma prematura, todos os anos, por causa da poluição atmosférica. O secretário-geral da Organização Mundial de Meteorologia, OMM, Michel Jarraud, disse que muitos gases poluentes como monóxido e dióxido de carbono são resultado do processo de industrialização, típico de áreas urbanas.
A especialista da OMS, Maria Neira, disse à Rádio ONU, de Genebra, que os temas estão interligados. "Muitos dos gases que contribuem para mudanças climáticas são as mesmas emissões industriais que contaminam o ar e causam problemas de saúde. É por isso que os dois fatores, mudanças climáticas e saúde, estão ligados. Queremos começar a promover uma melhor qualidade do ar que respiramos para melhorar a saúde das pessoas" afirmou.
Cientistas da ONU revelam que a média global da temperatura aumentou 0,7 grau Celsius de 1905 a 2005. Segundo especialistas, os níveis mais altos de aquecimento se traduzem em mais poluição do ar. O Dia Mundial da Meteorologia é comemorado por 188 países-membros da OMM.
(Por Mônica Villela Grayley , Rádio ONU /
EcoAgência, 24/03/2009)