A Trensurb apresentou ontem aos seus funcionários um projeto de reaproveitamento de água a ser implantado na empresa. O tema foi discutido durante a manhã em palestra no auditório da transportadora, em Porto Alegre. A atividade integra a Semana da Água.
O sistema de captação foi montado conforme a estrutura da empresa. 'Iremos utilizar as calhas para recolher a água dos telhados e uma cisterna, que estava abandonada, será reativada', explicou a arquiteta Maíra Mesquita Maciorowski.
A água armazenada seria filtrada e utilizada na limpeza dos trens, calçadas e na irrigação dos jardins. Segundo Maíra, a ação evitaria o gasto de 380 metros cúbicos de água potável por mês, usada principalmente para limpeza. 'É uma ação que reúne economia e preservação do recurso natural', afirmou.
Orçado em R$ 215 mil, o projeto está em fase de licitação, mas não há previsão para o início de sua implantação. A expectativa, segundo Maíra, é que o investimento seja recuperado em dois anos. 'Hoje, somente para esses serviços, gastamos R$ 9 mil por mês. É um valor que poderá ser aplicado em outros setores da empresa', disse.
A arquiteta ressaltou que o projeto foi desenvolvido em resposta a uma preocupação indicada pelos funcionários durante uma pesquisa realizada na Trensurb.
(Correio do Povo, 24/03/2009)