Ação da Secretaria Municipal da Saúde ocorre porque morador das proximidades contraiu a doença durante viagem à Bahia
Começou ontem pela manhã uma ação nos bairros Partenon e Glória, em Porto Alegre, para evitar a proliferação da dengue. A confirmação de que um paciente contraiu a doença durante uma viagem à Bahia faz com que o bloqueio seja obrigatório. A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, serve para controlar a presença do mosquito adulto e da doença. Há expectativa de que até quarta-feira sejam aplicadas inseticidas de Ultra Baixo Volume (UBV) em toda a área bloqueada. O local é formado por um raio de 300 metros da casa do paciente com a doença.
Segundo o coordenador da ação, o médico veterinário Luiz Felippe Kunz, o inseticida é colocado apenas do lado de fora das casas, não sendo necessário entrar nas residências. Também estão aplicando o veneno na calçada, em praças e pontos onde possam haver focos do mosquito. Ele reforçou que o caso registrado não é de um mosquito contaminado no Estado, mas uma pessoa que contraiu o vírus na Bahia.
Esse é o terceiro bloqueio contra a doença este ano na Capital. A primeira ação ocorreu no bairro Petrópolis e outra no Rio Branco. Em ambas, os pacientes não contraíram a doença no Rio Grande do Sul. Kunz alertou que os moradores da área bloqueada que apresentarem sintomas da doença, como dor forte de cabeça, no corpo e febre alta, devem procurar assistência médica o mais rápido possível. 'É fundamental a informação de que residem na área de risco', disse.
(
Correio do Povo, 24/03/2009)