Para alcançar a meta de recolher mais de cem toneladas de lixo reciclável diariamente, a prefeitura de Porto Alegre anunciou ontem a ampliação da coleta seletiva na cidade. Todos os bairros serão atendidos.
A partir de 2 de abril, 100% das ruas e avenidas de Porto Alegre deverão ser contempladas pelo novo sistema de coleta seletiva da prefeitura. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito José Fogaça.
Atualmente, apenas 11 bairros da cidade têm este tipo de serviço e cerca de 60 toneladas de lixo reciclável são recolhidas diariamente. Com a mudança, todas as regiões terão recolhimento duas vezes por semana.
Para que a coleta seja ampliada, a prefeitura contratou uma empresa terceirizada – por meio de licitação – que ficará responsável pelo recolhimento com 28 caminhões novos. O custo total do serviço está estimado em R$ 350 mil.
– Nossa intenção é conscientizar e incentivar a separação dos resíduos. Além de qualificar a vida dos cidadãos, o novo sistema irá possibilitar novas alternativas de emprego e renda no setor de reciclagem e também poderá reduzir a circulação do número de carroças nas ruas – explicou o prefeito.
Fogaça ainda reforçou que a prefeitura pretende expandir as Unidades de Triagem (UTs) em diferentes pontos da cidade. Atualmente, a Capital mantém parceria com 15 cooperativas. Com a expansão, outras cinco devem ser incorporadas ao processo.
(
Zero Hora, 24/03/2009)