Farristas conseguiram driblar a polícia no bairro Rio VermelhoA pouco menos de três semanas da Semana Santa, a farra do boi começa a ser registrada no Litoral catarinense. Na manhã deste domingo (22/03), no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, um boi foi apreendido quando fugia de farristas na SC-406. Ele estava machucado e com uma corda no pescoço. Em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, principal reduto de farristas no Estado, houve ameaça de farra no sábado à noite, mas a Polícia Militar informou que o boi não chegou a ser solto.
Na SC-406, a Rodovia João Gualberto Soares, no Rio Vermelho, integrantes da Polícia Ambiental viram um boi correndo em frente ao posto, às 9h30min. Eles conseguiram dominá-lo e o apreenderam. O boi tinha as orelhas machucadas, estava agitado e poderia ter provocado acidente de trânsito. Os PMs disseram que o animal tinha sido usado numa farra do boi na noite de sábado no Bairro dos Ingleses, mas nenhum farrista foi identificado ou preso.
Policiais alegam falta de efetivo e viaturasJá em Governador Celso Ramos, PMs alegaram que a quantidade de servidores e viaturas é insuficiente para atender e controlar as ocorrências da farra. Ontem, três PMs atuavam no plantão com apenas um veículo à disposição.
Em reunião realizada no comando-geral, na Capital, a PM prometeu intensificar o policiamento para coibir a prática no Litoral, montar barreiras nas estradas, identificar os participantes com a ajuda de câmeras e também as pessoas que compram e vendem os animais. A pena para quem participa ou colabora é de três meses a um ano de detenção.
(Por Diogo Vargas,
Diário Catarinense, 23/03/2009)