Área de preservação a seis quilômetros do Centro foi criada em 2004 pela prefeitura de Dois Irmãos das MissõesO plano de manejo da Reserva Biológica Municipal Moreno Fortes, de Dois Irmãos das Missões, no norte gaúcho, foi lançado na sexta-feira. Com uma área de 459,7 hectares, a unidade de proteção fica distante cerca de seis quilômetros da zona urbana do município
Criado em 2004 pela prefeitura, o local abriga espécies de fauna e flora, algumas em extinção. O plano de manejo foi concluído depois de cinco meses de trabalho de técnicos de uma empresa especializada em desenvolvimento ambiental.
– Com este documento, serão estabelecidas normas que irão vigorar dentro da área. A partir dele, poderemos traçar projetos de aproveitamento da unidade – conta o geólogo Carlos Augusto Andrighetto Canova, da Andrighetto, Canova Geologia, Engenharia e Assessoria, empresa responsável pelo plano de manejo.
Durante o trabalho, foram encontradas espécies como papagaios, tucanos e exemplares de xaxins com cerca de seis metros de altura. A próxima etapa é regularizar a área indenizando seis proprietários, construir a sede administrativa e demarcar o parque.
No início, a reserva será destinada apenas para estudo e pesquisa científica. A construção de um museu dentro dela, que deverá ocorrer nos próximos anos, dará início a um projeto de educação ambiental e à visitação controlada da área.
(
Zero Hora, 23/03/2009)