Detalhes sobre o recolhimento de lixo em todas as ruas serão conhecidos hojeDezenove anos após se tornar pioneira do Brasil com a coleta seletiva de lixo, um anúncio da prefeitura hoje promete dar nova dimensão ao recolhimento e separação dos detritos produzidos pelos porto-alegrenses. A partir de abril, o compromisso é atender 100% da cidade com o serviço, com uma previsão de quase dobrar a quantidade de lixo recolhida.
Hoje, pelo menos uma vez por semana, todos os bairros recebem a coleta seletiva de lixo, na qual são levados os detritos secos, como papel, latas e embalagens plásticas. Em 11 deles, o caminhão passa duas vezes. A Capital adota desde 1990, sem interrupção, a coleta de lixo seco e seu encaminhamento para triagem. Entretanto, o veículo coletor ainda não passava por todas as ruas, obrigando os moradores que separam seu lixo a se deslocarem.
A novidade que o prefeito José Fogaça detalha hoje em entrevista coletiva é que, a partir de 2 de abril, todas as ruas serão atendidas. Segundo o Departamento Municipal de Limpesa Urbana (DMLU), serão 28 caminhões novos para atender todas as vias duas vezes por semana. A ambiciosa meta da prefeitura significa um salto na quantidade de lixo seco captado. De 60 toneladas, a quantidade diária de lixo seletivo recolhida pela prefeitura deve ultrapassar 100 toneladas.
Para a Divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e Reciclagem do DMLU, a expectativa é de impacto imediato nas 15 Unidades de Triagem conveniadas. O departamento acredita que aumentará o número de postos de trabalho nas unidades, hoje em torno de 800, cerca de 80% deles ocupados por mulheres. A prefeitura também espera que o rendimento mensal dessas pessoas, que seria de aproximadamente R$ 480, aumente.
Uma campanha de divulgação dos benefícios da separação do lixo residencial deverá ser promovida pela prefeitura a fim de estimular aqueles que ainda não são adeptos.
(
Zero Hora, 23/03/2009)