Vários mandados de busca e apreensão emitidos pela Justiça no Sudoeste baiano foram cumpridos na última semana por agentes do Escritório do Ibama em Vitória da Conquista, em operação conjunta com as Polícias Civil dos municípios de Itapetinga, Macarani e Maiquinique.
O objetivo dos mandatos era o combate ao transporte e armazenamento ilegais de madeiras nativa oriundas da Mata Atlântica, no município de Maiquinique. Naquele município os agentes fiscalizaram diversas carpintarias, o que resultou na apreensão de 15.189 metros cúbicos de madeira em pranchas e 7 metros cúbicos de madeira em estacas das espécies vinhático, sucupira, angelim e loro. Durante a operação ainda foi descoberto um depósito com 40 pássaros silvestres da Fauna Brasileira de espécies variadas.
Ao final, foram gerados inúmeros autos de infração no valor total de R$ 79.045,89. Os infratores foram indiciados na Lei de Crimes Ambientais e, segundo os agentes, estão sujeitos a pena de reclusão de 06 meses à 01 ano de prisão em regime fechado.
(Por Carlos Humberto Garcia,
Ibama, 20/03/2009)