Intenção é transformar espaços em parques preservados, assim como o ImperatrizA Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman) assumiu um compromisso com o poder judiciário de transformar quatro áreas em unidades de conservação ambiental, a exemplo do Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina. Até o final da gestão, segundo o diretor de proteção ambiental, Júlio César Dorneles da Silva, as áreas do Parque Morro do Paula, Reserva Ecológica Mata do Daniel, Base Ecológica do Rio Velho e Parque Municipal Henrique Luiz Roessler (Matinho do Padre Reus) devem receber proteção do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).
De acordo com Dorneles, para transformar as áreas em um parque com espaço de lazer e outros recursos, como o Imperatriz, é preciso, em primeiro lugar, que a administração municipal obtenha a posse do terreno. No caso do Rio Velho, por exemplo, a terra está em negociação entre a Prefeitura e os proprietários. ‘‘Mesmo assim, estamos fiscalizando e conservando a área’’, afirma o diretor.
Situado em uma área total de 176,4 hectares, no bairro Pinheiros, o Parque Imperatriz encontrava-se em estado de degradação quando se tornou unidade de conservação. ‘‘No caso do Imperatriz conseguimos recuperar bem a área e deixá-la até melhor do que estava, mas dificilmente isso acontece. Há casos em que dificilmente é possível reparar a situação e deixar a área como era antes do dano, principalmente quando esta é próxima às nascentes’’, explica o diretor de proteção ambiental.
GuardaConforme o diretor do Departamento de Licenciamento Ambiental, Fabiano de Mari, a Semman faz visitas mensais e monitoramento nos locais candidatos a unidades de conservação. ‘‘Se há alguma denúncia vamos imediatamente’’, destacou. Ele afirma que há projetos para instituição da Guarda Civil Ambiental, que faria parte da Guarda Civil Municipal. ‘‘Há um grupo de uns 15 integrantes da Guarda que já têm treinamento ambiental.’’
Onde e como estão as áreas verdes- PARQUE IMPERATRIZ LEOPOLDINA - Localizada no bairro Pinheiros e com mais de 176 hectares, conta com equipamentos para recreação, lazer e atividades culturais, estação meteorológica e viveiro municipal.
- RESERVA BIOLÓGICA MATA DO DANIEL - Situada no bairro Scharlau, tem 51 hectares e possui mata nativa, campos, banhados e nascentes.
- PARQUE HENRIQUE LUIZ ROESSLER (MATINHO DO PADRE REUS) - Próximo ao Santuário Padre Reus, no bairro de mesmo nome. Trata-se de uma pequena extensão de mata nativa, com cerca de dois hectares, provida de áreas úmidas e nascentes. A posse já é da Prefeitura. Deve ser utilizada para visitas guiadas e pesquisa.
- BASE ECOLÓGICA DO RIO VELHO - Localizada no bairro Vicentina, é uma área particular, sob supervisão do Poder Público Municipal. Composta de vegetação típica de áreas úmidas e banhados, sofre com a incursão clandestina para caça e pesca. Possui sete hectares.
- PARQUE MUNICIPAL MORRO DO PAULA - Trata-se uma área de especial interesse, onde o Poder Público pretende instalar e viabilizar um parque natural municipal, uma vez que, além do valor paisagístico, este é o ponto mais alto de São Leopoldo e local de várias nascentes. O parque possui 60 hectares e sofre com a ocupação irregular de seu topo por cerca de 3000 famílias, além da extração degradadora do arenito (pedra-gres).
(
Jornal NH, 23/03/2009)