Pressionada com a falta de água a cada temporada de verão no Litoral do Estado e no Oeste quando há períodos de estiagem, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) pretende continuar a campanha de aproveitamento de água.
Antes do verão, a estatal estimulou o aumento dos reservatórios de água pelos consumidores a fim de diminuir o número de reclamações de desabastecimento, comuns principalmente em Florianópolis, nos balneários do Norte da Ilha.
O presidente em exercício da Casan, Adelor Vieira, disse que os resultados da mobilização foram positivos e que as queixas diminuíram no último verão.
Além da campanha, a Casan está incentivando o uso de registros individuais nos condomínios. Assim, cada condômino passa a pagar apenas por aquilo que gastar, e não coletivamente, o que também deve representar ao consumidor economia na tarifa.
Regata vai marcar a data na Lagoa da Conceição
O presidente afirmou ainda que a empresa incentiva o poder público a desenvolver projetos de reaproveitamento de água.
Em Santa Catarina, o decreto estadual 99, de 1º de março de 2007, obriga todas as obras públicas e as privadas, financiadas ou incentivadas pelo governo do Estado, a implantar o sistema de captação e retenção de águas pluviais.
Neste domingo, uma série de atividades e eventos deve marcar o Dia Mundial da Água no Estado.
Na Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha, na Capital, haverá regata ecológica. Os 50 barcos participantes levarão mensagens de como economizar água.
Os organizadores farão também menções ao futebol e pedirão a construção de estádios ecológicos para as obras que farão parte da Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
(
Diário Catarinense, 22/03/2009)