São Borja dará início neste final de semana à operação de eutanásia de cães atingidos pela leishmaniose. A operação será realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, com apoio de unidades do Exército. Desde o início da semana, o município está em situação de emergência em função do problema.
Já existe a confirmação de 87 animais doentes que serão sacrificados. São esperados para a semana que vem os resultados dos exames de 200 casos suspeitos. Os pedidos para novas investigações na Saúde municipal já passam de 700, segundo a diretora de Vigilância Sanitária, Janaina Leivas. Em humanos, dois possíveis novos casos da doença estão sendo investigados na cidade, além de três já confirmados.
Técnicos do Ministério e da Secretaria Estadual da Saúde, que deram treinamento durante esta semana, dizem que não há motivo para pânico. Agentes de saúde terão a tarefa, nas próximas semanas, de realizar censo sobre a população de cães e gatos da cidade, além de avaliar as condições de higiene nos pátios. Em relação à instalação de um canil municipal, anunciada há várias semanas, a última informação da administração municipal é de que, na semana que vem, o Estado começa a liberar recursos. O Exército deve ativar hospital de campanha para recolher e tratar animais.
(
Correio do Povo, 21/03/2009)