Os bombeiros de Santo Ângelo trabalharam mais de 12 horas ontem para controlar um incêndio na central de triagem da Associação Ecos do Verde, junto ao aterro sanitário. O fogo começou às 3h da madrugada, atingindo o depósito de lixo e o galpão da associação, onde é feita a separação dos materiais.
Segundo os bombeiros, a provável causa do sinistro foi a combustão espontânea do gás metano, devido ao calor. O fogo atingiu o galpão, onde foram destruídas duas esteiras, uma prensa e outros equipamentos. Segundo o sargento Edson Nascimento Damião, que comanda o Socorro do Corpo de Bombeiros, a contenção do fogo foi possível com a utilização de uma máquina retroescavadeira, que fez a remoção do lixo.
Segundo o presidente da Associação Ecos do Verde, Edson Nicoletti, com o sinistro, 20 famílias ficarão sem o trabalho de reciclagem do lixo no local. O prefeito Eduardo Loureiro garantiu apoio à associação. A prefeitura fornecerá cestas básicas, cadastrará os atingidos para inclusão no Bolsa-Família, ajudará na compra de máquinas e equipamentos e vai repassar um auxílio emergencial de R$ 40 mil.
(Correio do Povo, 19/03/2009)