Convidados pelo secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, para contribuirem com sugestões à sua gestão na Sema, dez ONGs escolhidas pela Assembleia Permanente em Defesa do Meio Ambiente (Apedema) participaram do encontro, que ocorreu no fim da tarde desta terça-feira (17) na sede da secretaria, em Porto Alegre. Vindos de várias regiões do Estado, os representantes das ONGs demonstraram satisfação por terem sido chamados a dialogar, sobretudo, a estabelecer uma agenda conjunta com o órgão de governo.
Após as manifestações de cada uma das entidades, a Apedema entregou documento ao secretário Berfran Rosado, onde apresentam demandas, que são alvo prioritário de suas discussões. Muitas delas já estão contempladas no plano de trabalho que Berfran está concluindo.“Quero cumprir a determinação da governadora Yeda de que estabeleçamos nossa gestão baseados na descentralização, fortalecendo as entidades representativas da sociedade”, frisou o secretário, lembrando que fará especial esforço para construir uma agenda de consenso entre o governo e as ONGs. Em sua avaliação, outros pontos do documentos poderão ser agregados ao planejamento.
O secretário adjunto da Sema, Francisco Simões Pires, participou da reunião, trazendo alguns esclarecimentos acerca de pleitos que já encontram-se tramitando. Estiveram representadas as ONGs Mira-Sera, AMA, Os Verdes/Rede Bioma Pampa, Ingá, Agapan, Fórum de Entidades, Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, Núcleo Amigos da Terra-Brasil, Centro de Estudos Ambientais e a Apedema.
Esta foi mais uma reunião da série de encontros agendados pelo secretário Berfran Rosado com vários setores da sociedade. Já foram ouvidos a Fetag, Ministério Público, universidades, setor da cadeia produtiva da madeira, entre outros.
(Sema RS, 18/03/2009)