Ato simbólico da adesão deve ocorrer na próxima sexta-feira, 20.
O deputado estadual Ronaldo Zulke (PT) reuniu-se na manhã de ontem com o prefeito Jairo Jorge. O objetivo foi de formalizar o convite para que Canoas ingresse no Consórcio Pró-Sinos. O ato simbólico da adesão de Canoas e Sapucaia do Sul à iniciativa deve ocorrer na próxima sexta-feira, 20. Até o momento, 19 das 32 cidades que compôem a bacia do Sinos fazem parte da iniciativa.
De acordo com o prefeito, a participação de Canoas no consórcio "é uma dívida da cidade com o rio do Sinos e toda a sua bacia". "Acredito que ninguém mais do que Canoas deva estar interessada em melhorar a qualidade das águas do rio do Sinos", destaca.
O Consórcio tem a intenção de reunir estes municípios para trabalhar, de forma articulada, na busca de recursos junto ao governo federal e outras instituições para construção de projetos na área de saneamento básico e meio ambiente. "Por sua condição de liderança na região, consideramos fundamental a adesão de Canoas, pois trará mais amplitude às nossas ações", destaca Zulke.
A ideia é que Jairo Jorge saia de barco, por volta das 9h30, da Praia do Paquetá em direção ao Pesqueiro de Sapucaia do Sul. Dali, rumo a São Leopoldo. Às 11 horas, na presença dos prefeitos Ary Vanazzi, de São Leopoldo; e Tarcísio Zimmermann, Novo Hamburgo, assina o protocolo de adesão.
(Jornal NH, 18/03/2009)