Tupanci do Sul e Santo Expedito do Sul já contabilizam animais mortos por conta da doença
A inclusão de três municípios do norte do Estado na área de risco de febre amarela fez com que a vacinação fosse intensificada na região. Barracão, Tupanci do Sul e Santo Expedito do Sul já contabilizam animais mortos por conta da doença.
Em Barracão, os exames feitos no Instituto Adolfo Lutz comprovaram que bugios mortos encontrados na cidade foram vítimas da doença. A vacinação começou ainda no final de semana no interior da cidade, onde 1,4 mil pessoas já foram vacinadas. Em Santo Expedito do Sul, mil doses foram aplicadas também no final de semana, mas a falta de vacinas fez com que os trabalhos fossem suspensas. Uma nova remessa deve chegar à cidade na quinta-feira e para tentar cumprir a meta de vacinação os agentes de saúde farão um mutirão a partir da sexta-feira, feriado municipal, data em que se comemora o padroeiro da cidade. O objetivo é que mais de 2,6 mil pessoas sejam vacinadas nos próximos dias.
Em Tupanci do Sul, município vizinho, a vacinação começou na segunda-feira. Até agora 15 macacos bugios foram encontrados mortos na cidade e embora o resultado dos exames no material coletado dos animais só saia em 20 dias, a suspeita é que tenham morrido com febre amarela.
(Zero Hora, 17/03/2009)