Vinte universidades participaram do encontro promovido ontem, em Porto Alegre, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Segundo o secretário Berfran Rosado, a ideia é usar o conhecimento produzido no meio acadêmico a serviço do meio ambiente, considerando o compartilhamento das informações, o trabalho em rede e o desenvolvimento de políticas complementares. A intenção das universidades é de que a Sema assuma a tarefa de aglutinar as entidades na produção de conhecimentos e práticas na área ambiental. O encontro teve a participação de UFPel, Ufrgs, PUCRS, Unilasalle, Unipampa, Urcamp, Univates, Furg, Unisinos, Feevale, UPF, URI, Uniritter, UFSM, Unisc, UCS, Uergs, Ulbra, Unipampa e UCPel.
A necessidade de elaboração e aplicação dos planos de bacias foi um dos temas, prevalecendo o consenso de que a gestão ambiental passa, obrigatoriamente, pela gestão de recursos hídricos. Berfran afirmou que a secretaria está avaliando sua regionalização, estruturada por bacias hidrográficas.
A importância de socializar informações e diagnósticos já elaborados no meio acadêmico também pautou a reunião. Surgiu a proposta de se criar um Observatório Ambiental, ferramenta que centralizaria trabalhos produzidos nas universidades, pelos técnicos de órgãos ambientais e pelos municípios, entre outros; assim como a ideia de edição de uma revista gaúcha do meio ambiente. Foi estabelecido, ainda, que será firmada parceria entre as universidades e a Sema, para atender às prefeituras na gestão ambiental.
(Correio do Povo, 18/03/2009)