O segundo foco de larvas do inseto transmissor da dengue em Passo Fundo foi encontrado ontem. Os agentes da Vigilância Sanitária em Saúde acharam o foco na BR 285, próximo ao trevo de acesso ao bairro São José, em uma das 80 armadilhas que foram espalhadas em bairros e vilas. O primeiro foi localizado na semana passada, junto a uma empresa de transporte interestadual, próximo à Estação Rodoviária.
O secretário municipal da Saúde, Alberi Grando, disse que não há motivo para pânico, pois Passo Fundo não registrou até agora nenhum caso da doença. Os agentes deverão vistoriar 2.127 imóveis, num raio de 300 metros ao redor dos locais onde foram encontradas as larvas. Segundo Grando, mais 40 pessoas serão contratadas para reforçar o trabalho de prevenção à dengue.
A doença preocupa também autoridades de Santa Rosa. Em uma reunião na manhã de ontem, foi criado um comitê – formado por seis pessoas da comunidade e quatro do Executivo – que planejará ações urgentes para combater o problema. Cooperativas, sindicatos, instituições de ensino e lideranças também sugeriram ideias de ações de prevenção da proliferação do Aedes aegypti. Uma das ações concretas é a ampliação, de 21 para 35, no número de visitas diárias por agente.
A vacinação contra a febre amarela, doença também transmitida pelo Aedes aegypti, continua hoje em Barracão, região Nordeste do Estado. Uma equipe volante estará a partir das 8h30min na Praça da Matriz para vacinar as 2,5 mil pessoas que residem na cidade. A secretária de Saúde, Márcia Scalabrin, disse que as pessoas que residem no interior já foram imunizadas. Somente ontem, 800 pessoas foram vacinadas e, no domingo, 1.320.
Em Uruguaiana, um suposto caso de leishmaniose foi detectado na tarde de ontem, no bairro Tarragó. O prefeito, Sanchotene Felice, afirmou que, havendo um segundo caso, decretará imediatamente situação de emergência.
(Correio do Povo, 18/03/2009)