O desperdício de água em Sinop, ocasionado por descuidos e desleixo como deixar torneiras mal fechadas, o uso irracional, bem como vazamento em canos da rede distribuidora, tem gerado perdas significativas. Estima-se que a cada mês sejam 240 milhões de litros desperdiçados. O diagnóstico é do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAES). O volume, conforme a autarquia, daria para abastecer boa parte da cidade. Isto porque aproximadamente 290 milhões de litros chegam mensalmente às residências atendidas pelo sistema de água tratada, nos diferentes bairros. A realidade exposta pelos dados, segundo o diretor Juventino Silva, requer medidas que propiciem a redução dos índices.
Hoje, o SAAES inicia a primeira semana da água, pela qual serão realizadas palestras e debates acerca do uso racional do bem natural, considerado escasso no mundo. “O SAAES tem que tomar a dianteira no sentido da conservação ambiental. Na semana inteira trataremos da educação hidroambiental”, declarou o diretor, ao Só Notícias.
Até sexta-feira, representantes da autarquia percorrem 19 escolas municipais além de 12 creches, promovendo a semana da água. “Queremos criar uma consciência do meio ambiente porque temos a responsabilidade enquanto gestores deste recurso”, enfatiza Juventino.
Na quinta-feira, no cruzamento das avenidas Sibipirunas com Júnio Campos, haverá um “Pit Stop”, às 9h, para divulgação e conscientização. Na sexta-feira, a partir das 16h, na Unemat, representantes de diferentes segmentos reúnem-se para deliberar diferentes assuntos na pauta do primeiro seminário da água, cuja programação estende-se até a noite.
A semana da água foi instituída pelo SAAES, a partir de um planejamento conjunto com a Prefeitura de Sinop.Trata-se de um evento em comemoração ao dia mundial da água, no próximo dia 22, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de estimular a reflexão e a discussão dos diversos temas relacionados ao recurso natural.
(Só notícias,
Amazonia.org, 17/03/2009)