O julgamento da Terra Indígena Raposa-Serra do Sol será retomado nesta quarta-feira, 18 de março, às 9h. Trata-se da terceira etapa de votações na qual espera-se que o destino da Raposa Serra do Sol seja finalmente definido.
A análise da ação protocolada pelos senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que contesta a demarcação contínua da área, foi interrompida pela primeira vez em agosto de 2008, logo após o relator do processo, ministro Carlos Ayres Britto, ter votado a favor dos índios.
Na sessão seguinte, realizada em dezembro do ano passado, mais sete ministros seguiram o voto do relator definindo o placar pela manutenção da demarcação da TI. Apesar disso, o ministro Marco Aurélio Melo fez novo pedido de vista, adiando mais uma vez a resolução da questão.
O julgamento integral será transmitido pelo site Povos Indígenas no Brasil. Comentários e análises da equipe do Instituto Socioambiental de São Paulo e de Brasília, bem como notícias especiais sobre o caso, poderão ser acompanhados pelo Twitter.
Para fazer parte do Twitter e receber exclusivas do ISA e do programa Povos Indígenas no Brasil cadastre-se aqui.
Quem estiver cadastrado e quiser ter suas mensagens do Twitter publicadas no site Povos Indígenas no Brasil, deve utilizar a hashtag: #raposa no texto a ser enviado.
O que é o Twitter?
Com a frase "What are you doing?" [O que você está fazendo?], o Twitter, microblog com capacidade para mensagens de no máximo 140 caracteres, é o grande fenômeno da Internet atual.
Ao seguir o modelo das redes sociais, o Twitter funciona com base em "quem você segue" e "quem segue você”. Por meio desta relação, mensagens curtas são trocadas e replicadas.
Para participar, acesse o site e faça seu cadastro. Em seguida procure seus amigos - como em redes de relacionamento - instituições ou outras pessoas que deseja seguir. A partir daí, sempre que alguma mensagem for disparada por estas pessoas/instituições você a receberá. O mesmo serve para as pessoas que seguem você.
Ao enviar uma mensagem, é possível utilizar alguns comandos para especificar que tipo de mensagem você está enviando. Os principais são:
:: @nomedousuário + mensagem resposta direta e pública para a pessoa que enviou a mensagem. Ex.: @nomedousuario Eu também adoro essa música!
:: D nomedousuario + mensagem mensagem direta e privada para alguém
:: #assunto possibilita que a mensagem marcada pelo "hashtag" seja monitorada e acompanhada pelos usuários do twitter que estejam atentos ao hashtag em questão.
Para integrar o Twitter ao navegador Firefox instale o Twitterfox
(ISA, 17/03/2009)