Entidade promove capacitações, oficinas, cursos, encontros e reuniões para tratar do Rio dos Sinos.
As atividades do consórcio público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) a partir de agora também estarão disponíveis na internet. O lançamento do portal foi realizado nesta segunda-feira, às 19 horas, no auditório central do câmpus 2 da Feevale. O ato contou com a apresentação do pianista Ney Fialkow, com o espetáculo O templo das Águas do Sinos.
O consórcio, sediado em São Leopoldo, tem o objetivo de formar e sensibilizar outras pessoas através da troca de conhecimentos científicos. Entre as dinâmicas propostas para o ano estão capacitações, oficinas, cursos, encontros e reuniões, todas com a finalidade de promover a reflexão crítica da real situação dos afluentes e do Rio dos Sinos. Atualmente, 19 municípios da região participam do Pró-Sinos, e outros dois estão ingressando.
O grupo formado por representantes das comunidades de Novo Hamburgo participará de processo de qualificação. Em reunião, eles escolheram tratar sobre os assuntos Resíduos Sólidos e Saneamento Básico. A partir desses temas, os coordenadores de educação ambiental do consórcio vão desenvolver atividades de formação.
Conforme o secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal, a conscientização sobre a importância do Meio Ambiente através da educação é parte fundamental da formação do cidadão. "Queremos transformar essa questão, da preservação e recuperação da bacia do Rio dos Sinos em uma marca da gestão", garante. Para isso, 76 professores – um de cada instituição de ensino da rede - integrarão o grupo Coletivo Educadores, onde serão capacitados para desenvolver atividades dentro da sala de aula e na comunidade escolar.
O endereço é www.portalprosinos.com.br.
(Jornal NH, 17/03/2009)