Prefeitos e secretários dos vales do Taquari e Rio Pardo estarão na Capital Nacional do Chimarrão amanhã, debatendo políticas públicas para os serviços de abastecimento de água, esgoto sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem. O encontro acontecerá durante o Seminário de Saneamento Ambiental organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa/RS). O evento se inicia às 9 horas, na Câmara de Vereadores.
Entre os objetivos do encontro, está o de oportunizar à comunidade a participação nas discussões sobre o Plano Municipal de Saneamento, que deve ser finalizado até 2010. Para o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Giovane Wickert, o seminário é importante no momento em que a Prefeitura discute a renovação de contrato com a Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). “A Lei 11.445, de janeiro de 2007, estabelece o planejamento de saneamento como função própria dos municípios, que precisam estabelecer metas, prazos e ações. Nesse sentido, é preciso esclarecer o que realmente será realizado em matéria de saneamento básico e preservação dos mananciais, caso seja renovado o atual contrato de concessão de abastecimento”, destaca Wickert.
O 1º Seminário de Saneamento Ambiental de Venâncio Aires teve encontro similar em São Lourenço do Sul. Na oportunidade, a Funasa orientou os municípios na busca de recursos federais para obras.
(Gazeta do Sul, 17/03/2009)