Com a proximidade do Abril Vermelho, os ruralistas reforçam a segurança das propriedades na regiãoApesar da vigilância de agentes particulares em algumas estâncias e fazendas na Campanha, nos próximos dias haverá reforço dos próprios ruralistas, que estarão dia e noite percorrendo estradas vicinais da região.
Após a Via Campesina ter invadido a Fazenda Aroeira, da Votorantin Celulose e Papel (VCP), em Candiota, na semana passada, produtores estão alertas a possíveis novos ataques. O receio é de que durante o Abril Vermelho, período em que manifestações de grupos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) são intensificados, a região possa ser atingida com força.
– Estamos deixando um pouco de lado um momento importante pelo qual passa o setor, como a época de colheita e do desmame, para darmos atenção às propriedades, que é o mais importante – frisa o vice-presidente do Sindicato Rural de Bagé, Paulo Ricardo de Sousa Dias.
O temor é de que a força dos ataques seja semelhante ao que se viu na área da VCP, quando cerca de 700 mulheres invadiram o local. Em uma semana, serão definidos pontos de vigilância na zona rural da região para monitorar possíveis ataques.
A ideia inicial é manter uma sistemática de defesa que dê atenção às principais estradas vicinais da Campanha, que dão acesso às propriedades. Produtores estão em seus próprios veículos circulando pelas vias de chão batido, atentos a pistas que possam identificar alguma preparação para ataques, como grande estoque de alimentos em assentamentos.
Reuniões debatem as ações dos produtores
Uma reunião entre sindicalistas e produtores foi realizada na sexta-feira para debater o assunto. Hoje, nova reunião ocorre em Bagé, a partir das 9h, com a presença dos sindicatos rurais de Pelotas, Lavras do Sul, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Candiota, Piratini, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Herval e Arroio Grande.
– A mobilização da categoria é de suma importância. Serve para debater as ações que os produtores, mais uma vez, deverão implementar em prol da defesa da propriedade rural – destaca o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira.
(Zero Hora, 16/03/2009)