Secretário de Meio Ambiente diz que proprietário da área tem autorização para transplantar figueiras
A remoção de duas antigas figueiras plantadas em um terreno particular da Avenida Coronel Frederico Linck, entre as Ruas Aimoré e Benjamin Constant, no bairro Ideal, deixou os moradores preocupados. Na tarde sábado, máquinas e caminhões estavam no local para realizar a retirada. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ernani Galvão, as árvores serão transplantadas e o proprietário da área possui autorização ambiental da Prefeitura. O trânsito ficou bloqueado em parte da rua.
"Essas árvores possuem mais de 50 anos. Cresci com elas aqui na rua", revela uma moradora que prefere não se identificar. Segundo o empresário, Daniel Saueressig, proprietário de uma loja de comércio de automóveis que funciona no terreno, o transplante é necessário, pois as raízes das figueiras estão oferecendo risco ao muro. "Está perigoso, o muro está prestes a cair. As duas árvores serão transplantadas para uma chácara no bairro rural Lomba Grande."
Segundo o secretário de Meio Ambiente, um técnico particular contratado pelo empresário acompanha a remoção. Galvão explica que o profissional encaminhará um laudo de monitoramento sobre o replantio das figueiras para a Prefeitura.
(Jornal NH, 16/03/2009)