No fim de semana passado, pelo menos três tornados atingiram Santa Catarina: um em Ponte Alta, um em Bocaina do Sul e outro em Turvo. O tornado é uma violenta coluna de ar giratória, em formato de nuvem-funil, que se estende de uma nuvem de tempestade até tocar a superfície do solo. Quando são formados sobre o mar são chamados de tromba d’água.
Desde 1996, a Epagri/Ciram faz o registro de tornados e trombas d’água. A primeira tromba foi verificada em São Francisco do Sul, em 27 de janeiro daquele ano, e o primeiro tornado, em Joinville, em 31 de janeiro de 1999. Até hoje foram contabilizados 11 trombas d’água e 17 tornados no Estado.
Segundo as meteorologistas Gilsânia Cruz e Claudia Campos, é importante salientar que, com a popularização de máquinas fotográficas digitais, é mais fácil os fenômenos serem registrados e por isso pode aparentar que eles ficaram mais comuns nos últimos anos.
– Ainda é impreciso afirmar se a frequência e intensidade desses eventos estão aumentando ou diminuindo em decorrência apenas do aquecimento global – ressalta Gilsânia.
(
Diário Catarinense, 15/03/2009)