O ministro de Minas de Energia, Edison Lobão, criticou hoje (13) a dificuldade na obtenção de licenças para construção de usinas hidrelétricas. “É mais fácil subir em um pau de sebo do que conseguir licenças para hidrelétricas no Brasil.” Segundo ele, o país tem 77% de capacidade hídrica para ser aproveitada. “Mas não nos deixam fazê-lo.”
Durante a posse do novo presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, Lobão ressaltou que em dez anos o país vai precisar gerar mais 54 mil megawatts de energia e construir 36 mil quilômetros de linhas de transmissão para atender a demanda energética.
Em seu discurso de posse, Hubner também criticou a dificuldade de obter o licenciamento para hidrelétrica e a falta de estudos de viabilidade . Ele defendeu uma ação mais colaborativa entre a Aneel, o Ministério de Minas e Energia e órgãos de licenciamento ambiental.
“Precisamos de uma efetiva parceria nesse esforço de oferecer ao país uma energia mais limpa e barata com requerem as preocupações com o aquecimento global e como permitem nossos recursos energéticos naturais”, disse Hubner.
(Por Sabrina Craide, Agência Brasil,
Amazonia.org, 14/03/2009)