Um projeto simples, desenvolvido pelo arquiteto pelotense Fernando Caetano, está prestes a servir de exemplo para o resto do país. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) irá utilizar tubulações de esgoto feitas à base de pneus radiais velhos em um projeto-piloto a ser desenvolvido em Bagé. Batizado de Ecotubo, o sistema foi apresentado ao MMA pelo deputado federal Fernando Marroni (PT).
O projeto terá coordenação da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos do MMA e começa a ser detalhado nas próximas semanas, quando o arquiteto se reunirá com técnicos da Prefeitura de Bagé para decidir a área onde os ecotubos serão instalados. O funcionamento também será acompanhado por técnicos do Ministério das Cidades.
'A ideia é transformar essa iniciativa em um programa nacional do governo, que receba apoio do PAC Saneamento e Habitação, por exemplo', explicou Fernando Caetano. O projeto destaca-se pela capacidade de dar um destino a pneus radiais usados, que costumam ficar acumulados em pátios de borracharias ou depósitos, gerando ambientes propícios à proliferação de insetos transmissores de doenças.
Funcionário da Secretaria de Urbanismo de Pelotas (Seurb), Fernando Caetano conta que era constantemente procurado por borracheiros que não encontravam destino para os pneus radiais. Ele, então, interessou-se pelo produto e após quatro anos de estudos e testes supervisionados pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deu forma ao Ecoduto.
'O pneu comum é facilmente reciclado, mas no radial é impossível separar o aço da borracha, e isso impedia seu reaproveitamento', explica. Os tubos feitos à base de pneus velhos resistem bem à pressão da água e possuem preço final até 70% menor em comparação aos tubos de concreto hoje usados. Cada metro de encanamento consome seis pneus de caminhão ou oito de carro.
(
Correio do Povo, 14/03/2009)