Os municípios de Osório, Torres, Maquiné, Balneário Pinhal e Mostardas vão se beneficiar de atividades socioeducativas com a formação e capacitação de representantes dessas comunidades, através do projeto Responsabilidade Ambiental: Mudando Conceitos e Atitudes. O projeto será lançado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), como parte do Programa Pró-Mar-de-Dentroem Osório, nesta sexta-feira (13), às 10h30min, em solenidade na Câmara de Vereadores, com a presença do secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado.
As ações previstas no projeto advêm da Consulta Popular 2007, em demanda aprovada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Litoral. Na solenidade, será assinado o convênio entre o Estado, por meio da Sema, e a ONG Nordestão, com interveniência do município de Osório, para execução do projeto. A proposta é promover o consumo consciente, a geração de renda, a preservação dos recursos naturais e a gestão ambiental local, utilizando como instrumento a educação ambiental, a fim de construir um processo sólido de mudança de conceitos e atitudes nas comunidades envolvidas.
A coordenadora do programa Pró-Mar-de-Dentro, Maria Elisabete Ferreira, fará a apresentação do projeto, contando com a presença dos prefeitos dos municípios diretamente beneficiados, do presidente do Corede Litoral Norte, Adelar Hengemühle, e do presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Celso Bassani Barbosa (prefeito de Xangri-lá). Também foram convidados representantes dos demais municípios da área de abrangência do Pró-Mar-de-Dentro.
Também são aguardados representantes do meio escolar dos municípios beneficiados e técnicos e gestores de meio ambiente e de áreas afins da região do Corede Litoral Norte. A programação segue à tarde, a partir das 13h30min, para explicações sobre estratégias de implementação do projeto.
(Governo do Estado do RS, 13/03/2009)