A Rio-Águas, órgão da Secretaria Municipal de Obras e Conservação, inicia, nesta quinta-feira, obras de controle de enchentes na bacia do Rio Acari. O projeto também prevê melhorias no entorno do rio, com a construção de parques, avenidas ao longo das margens e ciclovia que irão beneficiar diretamente mais de 100 mil moradores do local.
Com previsão de execução de dois anos, a obra terá investimento de cerca de R$ 49 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal via Ministério das Cidades. A intervenção vai beneficiar diretamente o parque industrial de Barros Filho, Honório Gurgel, Guadalupe e Fazenda Botafogo, que não mais sofrerão com enchentes.
As obras, que acontecerão ao longo do rio no trecho entre Avenida Brasil e a Rua Luís Coutinho Cavalcanti, incluem a dragagem e a canalização do rio, em um trecho de três quilômetros. Além disso, será construída uma via junto à margem direita do rio, com 7 metros de largura, que terá um calçadão e uma ciclovia que ligará os parques.
O objetivo é encurtar distâncias e facilitar a circulação de bicicletas, meio de transporte já bastante utilizado pelos moradores da região. Para viabilizar a obra, aproximadamente 350 famílias serão removidas das margens do Rio Acari e realocadas pela Secretaria Municipal de Habitação.
(
JB Online, 12/03/2009)