Prefeito Vilmar Ballin recebeu convite do deputado estadual Ronaldo Zülke.
O deputado estadual Ronaldo Zülke (PT) convidou no início da tarde de ontem o prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin (PT), a efetuar a entrada do município no Consórcio Público de Saneamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). Em uma cerimônia marcada para o dia 20 de março, deverá ser confirmada a adesão de Sapucaia do Sul e Canoas no consórcio, criado em 16 de agosto de 2007 em resposta à mortandade de peixes registrada no Rio dos Sinos em outubro de 2006. O convite foi aceito.
De acordo com o prefeito, o município trabalha os aspectos jurídicos necessários à entrada no Pró-Sinos. Ainda assim, Ballin confirmou a disposição de garantir a adesão. "Certamente, Sapucaia entra na rota das parcerias’’, disse ontem o prefeito. "Esperamos recuperar o tempo perdido, do ponto de vista de possibilidade de investimentos.’’
Para Ballin, a adesão de Sapucaia e Canoas ao Pró-Sinos garantirá maior influência à entidade na articulação de iniciativas em benefício da região. "O consórcio vai ter maior poder político ao apresentar projetos perante os governos estadual e federal.’’
Durante a reunião com Ballin, Zülke falou sobre os projetos do Pró-Sinos para a região e lembrou dos benefícios da adesão para o município e para o meio ambiente. De acordo com o deputado, a cerimônia deve ser organizada em São Leopoldo. Antes da assinatura, Ballin e o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), navegariam a bordo do Martim Pescador pelo Rio dos Sinos desde o Pesqueiro, no bairro Carioca, em Sapucaia, até o atracadouro da embarcação em São Leopoldo, no bairro Rio dos Sinos. "É para simbolizar o compromisso de Sapucaia com a recuperação do rio’’, explicou o deputado, sobre a navegação.
Consórcio
O consórcio Pró-Sinos foi criado em resposta à mortandade de 85 toneladas de peixes em outubro de 2006. A mobilização ocorreu tendo em vista a possibilidade de facilitar o repasse de recursos para saneamento aos municípios da região. Ontem, o presidente do Pró-Sinos e prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), comemorou a adesão. "Nos aproximamos muito desse objetivo, principalmente se levarmos em conta a população da bacia que estes dois municípios somam."
Hoje, a Comissão Intermunicipal Legislativa de Acompanhamento das Ações do Pró-Sinos, que reúne vereadores da região em torno do tema, faz encontro na Câmara de Sapiranga, às 9 horas. Na pauta, a preparação de um seminário, previsto para abril.
(Jornal NH, 13/03/2009)