Para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a construção de Jirau está liberada. Segundo a Agência Estado, a agência enviou um ofício ao consórcio Energia Sustentável do Brasil (Enesus), responsável pela construção de Jirau, informando que o projeto básico da usina será aprovado.
A Aneel explica, no entanto, que o documento só será publicado quando o projeto for liberado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e quando a Agência Nacional de Águas (ANA) fornecer a outorga das águas do rio Madeira.
Atualmente, a construção da usina hidrelétrica de Jirau está paralisada devido ao cancelamento da autorização de construção do canteiro de obras pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Rondônia (Sedam-RO). A justificativa a ação está, segundo a SEDAM, na interferência direta nas unidades de conservação Rio Vermelho, A Estação Ecológica Mojica Nava e a Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos.
Além disso, o consórcio Enersus não recebeu ainda a Licença de Instalação (LI) da usina, mas apenas uma licença para a criação do canteiro de obras. No final de 2008 e começo deste ano o consórcio foi multado pelo Ibama em R$ 1,5 milhão por desmatamento irregular e construções sem autorização do instituto
(
Amazonia.org, 12/03/2009)