Já está disponível na página eletrônica do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) a versão digital da cartilha "Certificação florestal FSC: Entenda os procedimentos simplificados de auditoria SLIMF". A publicação foi elaborada com o objetivo de facilitar o trabalho de técnicos e de profissionais, envolvidos com a certificação do manejo florestal comunitário FSC, e de pequenos produtores.
Para isso, o Imaflora traduziu e reuniu em uma única cartilha diversos documentos que tratam dos procedimentos simplificados de auditoria SLIMF (Small and Low Intensity Managed Forests) - sigla em inglês para Manejo Florestal em Pequena Área e/ou Área de Baixa Intensidade.
Elaborados pelo FSC (Conselho de Manejo Florestal), depois de muitas reuniões técnicas e consultas, os procedimentos SLIMF tem a intenção de simplificar o processo e baixar os custos da certificação para comunidades, pequenos produtores e empresas que manejam áreas pequenas e/ou a exploram com baixa intensidade, ou ainda, que manejam produtos florestais não-madeireiros (por exemplo, óleo, castanha e outros).
O FSC é uma organização internacional, sem fins lucrativos, criada em 1993, com o objetivo de incentivar e de premiar, com a certificação, empresas, comunidades e pequenos produtores que fazem o bom manejo de suas florestas. A versão digital da cartilha está disponível no site www.imaflora.org.
(
Celulose Online, 12/03/2009)