As ações fazem parte do projeto Territórios da Cidadania, do governo federal e beneficia as regiões com baixo dinamismo econômico e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As principais medidas foram apresentadas em São Paulo, durante reunião dos comitês de articulação do programa nos estados.
“São mais de 180 ações de 19 ministérios do governo federal e outras duzentas do governo do estado, entre ações de inclusão social, acesso aos direitos de cidadania, financiamento à produção e ações de infraestrutura”, explica Reni Antonio Denardi, delegado federal no Paraná do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Em todo o Brasil são 120 territórios, no Paraná até o ano passado eram dois, Cantuquiriguaçu e Vale do Ribeira. Este ano duas novas áreas passarão a integrar o projeto, o Paraná Centro e Norte Pioneiro.
Reni Denardi afirma que o homem precisa ser fixado a terra, valorizando a propriedade e dando condições para ele produza de maneira sustentável.
No dia 23 de março a segunda etapa do projeto será anunciada em Salvador, na Bahia. O andamento do projeto pode ser acompanhado pelo site www.territoriosdacidadania.gov.br.
(Por Danielle Jordan,
AmbienteBrasil, 11/03/2009)