A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) será a Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) RS Biodiversidade nesta última fase. O anúncio foi feito aos técnicos do órgão internacional pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, em reunião na tarde desta quarta-feira (11), na sede da Sema, em Porto Alegre. Nas fases preparatórias, a responsabilidade era da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) com a participação da Sema e parceria com a Secretaria estadual da Agricultura, Emater e da Fundação de Pesquisas agropecuárias (Fepagro).
Os técnicos Financeiro e de Aquisições do Banco Mundial farão relatório ao Global Enviroment Facility (GEF), que é o fundo global do meio ambiente, para a implementação do RS Biodiversidade. A expectativa do secretário é que o convênio entre o governo gaúcho com o organismo internacional seja firmado ainda neste primeiro semestre. O acordo prevê o aporte de US$ 5 milhões do GEF.
O RS Biodiversidade - Conservação da Biodiversidade como Fator de Contribuição ao Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - é uma das políticas do Governo do Estado com o objetivo de promover a conservação e recuperação da biodiversidade, mediante o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais, com vistas ao desenvolvimento regional.
O relato dos trabalhos desenvolvidos até aqui e o planejamento para a etapa de execução foram apresentados ao analista financeiro do Banco Mundial, João Vicente, e ao analista de Aquisições, Frederico Rabello.
(Governo do Estado do RS, 12/03/2009)