O ministro de Energia iraniano, Parviz Fattah, anunciou hoje que a usina nuclear de Bushehr, construída na localidade de mesmo nome do sul do país, começará a operar em 22 de agosto. Em entrevista em Teerã, Fattah ressaltou que, até esta data, a usina será capaz de gerar a metade dos mil megawatts de eletricidade que pode produzir. "O resto será iniciado na segunda metade do ano persa", que começa em 21 de março, afirmou.
A usina, construída com ajuda russa e sob uma intensa pressão internacional, iniciou o processo de rodagem e testes em fevereiro. Desenhada por engenheiros russos, a primeira usina nuclear para a geração de eletricidade no Irã demorou mais de dez anos para entrar em funcionamento, devido às suspeitas que o programa nuclear do país gera entre a comunidade internacional.
Estados Unidos, Israel e União Europeia acusam o regime iraniano de esconder um programa nuclear paralelo para adquirir um arsenal de armas atômicas. O Irã nega as acusações e insiste em que seu objetivo é unicamente civil.
(EFE, G1, 10/03/2009)