Os efeitos da ação humana e da degradação dos recursos naturais poderá ser visualizado em um cenário criado virtualmente. O projeto está sendo desenvolvido pelo Programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura do Rio de Janeiro, juntamente com o Laboratório Visionlab, da Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio, Sistema de Visualização e Simulação em Microbacias Hidrográficas.
O assessor técnico do projeto Rio Rural, Marcelo Costa, destaca que o projeto é uma ferramenta de planejamento voltada à comunidade, mostrando virtualmente os resultados do que pode acontecer tanto ambientalmente quanto economicamente com a ação humana em determinadas regiões. O simulador pretende ainda mostrar os avanços na área ambiental, “será possível localizar a mata ciliar, onde pode ser locada e replantada, localizar nascentes, os locais de erosão, etc”, diz.
“É uma importante ferramenta educacional para a melhoria da percepção dos problemas ambientais e engajamento de agricultores, moradores de áreas rurais e da sociedade em geral no desenvolvimento sustentável”, reforça Costa. O simulador poderá ser acessado em escolas e telecentros apoiados pelo Rio Rural e por meio do endereço eletrônico www.microbacias.rj.gov.br. O projeto está em fase final de testes e deve entrar em funcionamento dentro de um mês. As bases cartográficas estão sendo ajustadas.
De acordo com dados da secretaria, o Rio Rural conta com recursos de US$ 39,5 milhões do Banco Mundial e contrapartida do governo estadual, para a promoção do desenvolvimento rural sustentável em 270 microbacias hidrográficas de 59 municípios fluminenses. Mais de 24 mil produtores serão beneficiados diretamente.
(Por Danielle Jordan,
AmbienteBrasil, 11/03/2009)