A comunidade de Costinha, distrito do município de Lucena - distante 46 Km de João Pessoa - está receosa de que possa haver grandes estragos na região com as marés de 2,7 metros, que estão previstas para acontecer. Entidades representativas da população divulgaram nota de alerta em que se referem à possibilidade até de tragégia.
Nesta terça-feira (10), a partir das 16 horas, a população realiza um grande ato público destinado a chamar a atenção das autoridades para o risco que alega estar ocorrendo. Em 15 anos, segundo os moradores, oito ruas já foram tragadas pelo mar.
De acordo com nota divulgada pela Associação dos Moradores de Costinha, pelo vereador Antônio Avelar e a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lucena, “nos últimos anos o avanço da maré tem aumentado gradativamente na região da Praia de Costinha, bem próximo ao ferry-boat onde a população local tem sofrido bastante com a invasão do mar, destruindo casas, ruas, bares e quiosques".
Tanto a Marinha quanto os órgãos encarregados desses estudos sabem que o mar avança perigosamente e que já colocou em ameaça a existência de Costinha.
Segundo a nota, a população quer com este ato público chamar a atenção das autoridades competentes, sobretudo a Gerência Regional de Patrimônio da União, o Governo do Estado da Paraíba e a Prefeitura de Lucena para que medidas cabíveis de caráter emergencial sejam tomadas visando a contenção do mar.
A solução para o caso, segundo os moradores, seria a instalação de gabiões para conter a força do mar.
(Por Wellington Farias,
Portal Correio, 10/03/2009)