A produção agrícola e florestal no mesmo espaço rural, como alternativa de lucratividade e equilíbrio ambiental, foi o tema do Seminário Regional de Sistemas Agroflorestais no Corredor Ecológico Pedra do Elefante, em Nova Venécia. O objetivo é contribuir para a diversificação da produção e com a formação de corredores ecológicos.
O debate contará com a experiência de mais de 150 trabalhadores rurais familiares da região e de técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que deverão orientar os produtores sobre as técnicas adequadas para a implantação dos sistemas e sua importância.
O Sistema Agroflorestal tem como filosofia principal a diversificação de culturas, com vários sistemas diferentes convivendo em um mesmo espaço. Mistura a produção agrícola e elementos arbóreos, o que proporciona o equilíbrio ecológico e uma série de benefícios para o agricultor e para o meio ambiente.
Com a congregação de culturas diferentes, obtêm-se também produção em diferentes épocas do ano. Por exemplo, enquanto o café está na entressafra, pode-se colher palmito. Isso aumenta a rentabilidade por área do produtor e amplia a segurança em relação a possíveis crises de uma cultura específica.
Além disso, a produção agrícola da propriedade contribuirá mais para a subsistência da família, já que o mesmo espaço rural providenciará mais variedades de alimentos. A alimentação familiar se torna mais saudável e diversificada.
Neste contexto, foram apresentados os resultados de experiências agroflorestais no Estado. A meta é desenvolver uma Unidade Demosntrativa, com diferentes modalidades destes sistemas, visando ao ganho de qualidade e produtividade e, ao mesmo tempo, ressaltar que o sistema agroflorestal é a melhor alternativa para a implantação dos corredores ecológicos, uma vez que o produtor não precisará parar de produzir para reflorestar áreas.
No dia 3 de dezembro de 2008, um evento similar foi realizado com o mesmo propósito na Região Serrana do Estado, e uma Unidade Demonstrativa também será montada na região, para que os experimentos sejam realizados de acordo com as características de clima e solo de cada local.
O levantamento realizado no Estado demonstra que, dos 78 municípios do Espírito Santo, 30 possuem sistemas agroflorestais. Ao todo, 47 propriedades já apresentam experiências consolidadas de SAFs.
O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aqüicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e recursos Hídrico (Iema), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia (STR) e da prefeitura local.
O encontro reuniu os agricultores no auditório da Câmara Municipal de Nova Venécia, das 8h30 às 16h.
(Por Flavia Bernardes,
Século Diário, 10/03/2009)