Marcha deve seguir hoje (10/03) rumo a Bagé
As agricultoras ligadas à Via Campesina que invadiram esta manhã a Fazenda Aroeira (antiga Fazenda Ana Paula), em Aceguá, na Campanha, acamparam às margens de uma estrada na tarde de hoje, em frente ao assentamento Conquista do Paraíso, a cerca de cinco quilômetros da entrada da propriedade da Votorantim Celulose e Papel (VCP).
A intenção do grupo é seguir, amanhã, em marcha para Bagé. Não foi informado se há alguma outra ação programada para a região. Policiais militares farão vigilância ao acampamento durante toda a noite. São cerca de 700 manifestantes, segundo a BM.
Proprietária da área, a Votorantim divulgou nota oficial nesta tarde, na qual lamenta a invasão ocorrida na manhã de hoje. A empresa diz que as manifestantes deixaram o local cinco horas após a invasão, após cortar 1,6 mil árvores, em uma área com pouco mais de um hectare. A fazenda tem 14,5 mil hectares, dos quais 7,5 mil estão plantados com eucaliptos.
De acordo com a nota da empresa, a ação é ilegal, porque a propriedade está protegida por sentença judicial de interdito proibitório. A VCP lamenta e repudia esse tipo de prática que, claramente, desrespeita as leis nacionais vigentes.
(Zero Hora.com, 09/03/2009)