O príncipe Charles chega ao Brasil na quarta-feira para conversar sobre mudanças climáticas. Ele pousa no Rio de Janeiro, onde dará uma palestra para um grupo restrito de empresários. Depois, segue para a Amazônia. A mensagem central que o príncipe vai transmitir é a de que temos apenas “100 meses para agir” antes que os danos provocados pelo aquecimento global sejam irreversíveis. É o que aponta um artigo publicado no jornal britânico The Gardian.
Segundo fontes do jornal, o príncipe vai enfatizar a importância de investir em mudanças no processo de produção para reduzir as emissões, principalmente de gás carbônico, o principal responsável pelo aquecimento. O príncipe deve lembrar que é oportuno priorizar as mudanças climáticas, mesmo diante da crise econômica.
Ele deve apontar que, segundo diversos levantamentos feitos por vários centros de pesquisa, agir o mais cedo possível, mesmo que custoso, é melhor do que tentar remediar a catástrofe no futuro. Provavelmente, fará alusão ao próprio esforço britânico para pesadamente investir em energias limpas, apesar da recessão global.
(Por Alexandre Mansur,
Blog do Planeta, 09/03/2009)