Cerca de 700 integrantes do movimento invadiram fazenda da Votorantin em AceguáA Fazenda Aroeira (antiga fazenda Ana Paula), do grupo Votorantin Celulose e Papel de Aceguá, a 430 km de Porto Alegre, foi invadida na manhã desta segunda-feira(9). As invasoras cortaram uma grande quantidade de eucalipto, estimada em mais de 1,6 mil árvores, trazendo enormes prejuízos à empresa e para a região.
As mulheres da Via Campesina praticaram marcha por dentro da fazenda, em uma manifestação sem previsão de término. Após o ocorrido, as integrantes do movimento acamparam no acostamento de uma estrada há poucos quilômetros da rodovia. A Votorantin está fazendo um levantamento para avaliar o prejuízo e repudia a ação ilegal, já que a área tem proteção por sentença judicial de interdito proibitório.
Segundo o coordenador da Frenteagro da Assembléia, deputado Jerônimo Goergen (PP), é preciso o esclarecimento imediato dos fatos: “já vimos barbaridades assim na invasão e destruição da fábrica da Aracruz. Agora o fato se repete com a mesma irracionalidade, de destruir por destruir. Não é possível que tenhamos que conviver com isto. Estas pessoas têm de ser punidas. Estes atos põe em risco a vida de todos”, diz Jerônimo.
(AL RS, 10/03/2009)