Proposta é eliminar os mais de 90 pontos onde são depositados lixos no município
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), lança na próxima quinta-feira o programa Choque de Limpeza. A proposta é eliminar os mais de 90 pontos onde são depositados lixos no município. "Queremos uma cidade mais bela, uma cidade limpa", resume. Até o dia 27 de junho, quando Canoas completa 70 anos de fundação, os principais pontos devem estar limpos.
Jairo Jorge justifica o Choque de Limpeza lembrando que "Canoas é uma cidade suja, que perdeu a beleza e agora nós queremos recuperá-la". Para isto, 100 homens serão colocados nas ruas, com equipamentos para fazerem a limpeza. A Prefeitura também deve investir na orientação da população e na fiscalização. Jairo Jorge lembra ainda que não se pode admitir terrenos baldios, acumulando lixo na cidade. Por fim, o prefeito fala em responsabilizar os proprietários de áreas mal cuidadas com multas.
O envolvimento da comunidade se dará em duas frentes, segundo explica o prefeito. "A população tem que participar, interagindo nos programas de educação ambiental. O cuidado não é só da prefeitura. É do cidadão e da cidadã, que devem evitar, por exemplo, colocar lixo na rua, em lugar inadequado."
A prefeitura de Canoas também deve intensificar a campanha junto às escolas do município, especialmente aquelas mais próximas dos lugares que hoje acumulam lixo. "Os jovens, as crianças, são os grandes instrumentos de conscientização, pois conversam com os pais, os vizinhos e os amigos sobre aquilo que aprendem na escola." Com isto, acredita o prefeito, o Choque de Limpeza ficará mais fácil de ser implementado. "E vamos fazer uma Canoas mais bela", finaliza.
(Jornal NH, 10/03/2009)