O governo dos Estados Unidos deve agir "razoavelmente rápido" para elevar a taxa de 10 por cento de mistura de etanol à gasolina em 2 a 3 pontos percentuais, afirmou na segunda-feira o secretário de Agricultura, Tom Vilsack. Grupos agrícolas e de comercialização de etanol dizem que a proporção pode ser elevada para 15 ou 20 por cento sem prejudicar os motores dos carros. Um grupo de etanol, o Growth Energy, pediu formalmente na semana passada à Agência de Proteção Ambiental (EPA) que a proporção seja de 15 por cento.
A EPA tem nove meses para responder ao pedido. Autoridades da Growth Energy disseram que a EPA pode permitir uma mistura de 12 ou 13 por cento nesse ínterim.
"Podemos, acreditamos, agir razoavelmente rápido para elevar a taxa de mistura para 12 a 13 por cento nesse ínterim", disse Vilsack na convenção da União Nacional de Produtores. Depois disso, disse ele, a proporção de mistura pode subir para 15 ou 20 por cento
Os proponentes afirmam que um pequeno aumento na taxa de mistura pode facilitar o cumprimento de determinações federais para o uso de combustíveis renováveis.
Produtores de alimentos, de animais e grupos ambientais são contra um aumento. O milho é a principal matéria-prima para o etanol nos EUA, mas também usado como ração e para alimentos.
(Por Charles Abbott, Reuters, Estadão, 08/03/2009)