Entre 11 e 20 deste mês, seis cidades paraibanas e potiguares receberão encontros regionais de mobilização para a instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu (CBH Piranhas-Açu), que abrange os dois estados. A ação tem o objetivo de informar a sociedade da bacia sobre a importância do Comitê, quem pode participar do colegiado e como se dará o processo eleitoral para o CBH Piranhas-Açu.
Agenda dos encontros regionais de mobilização11/03 9h - Caicó (RN) - Centro Pastoral Dom Vagner;
12/03 9h - Patos (PB) - Fórum Miguel Sátiro;
13/03 9h - Itaporanga (PB) - Atlântida Esporte Clube;
17/03 9h - Cajazeiras (PB) - Cefet;
18/03 9h - Pombal (PB) - Ideal Clube;
20/03 9h - Assu (RN) - Câmara dos Vereadores.
O CBH Piranhas-AçuCriado por decreto do presidente da República em novembro de 2006, o CBH Piranhas-Açu está em fase de mobilização para a instalação do Comitê. Mais informações sobre o colegiado estão disponíveis no sítio da instituição: www.piranhasacu.cbh.gov.br.
A bacia do rio Piranhas-AçuO rio Piranhas-Açu nasce na serra de Piancó (PB) e deságua no Oceano Atlântico próximo a Macau (RN). Com uma área de 42,9 mil km², a bacia engloba 102 municípios paraibanos e 45 potiguares, onde vivem 1,28 milhão de habitantes, sendo 67% da Paraíba.
A região tem como principal atividade econômica a agricultura de subsistência de feijão e de milho, além da pecuária extensiva. O rio Piranhas-Açu é naturalmente intermitente, mas seu fluxo é perenizado pelos reservatórios de Coremas-Mãe d'Água, na Paraíba, e Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte - ambos construídos pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs).
(Ascom CBH,
Portal Correio, 09/03/2009)