A presença de gatos em um casarão desabitado no bairro Auxiliadora, entre as ruas Lucas de Oliveira e a Ferreira Xavier, na Capital, está mobilizando a vizinhança na busca de uma solução. Com a mudança do proprietário, os animais foram abandonados dentro do terreno. Moradoras da região passaram a alimentá-los no início de fevereiro e montaram um grupo para promover a adoção e a castração dos bichos. Elas até criaram um e-mail para procurar parceiros: sosgatos@portoweb.com.br. Querem limpar o local, pois cerca de 30 gatos vivem lá, disse uma das moradoras da área que não quis se identificar.
A empresa de segurança responsável pela propriedade informou que o dono da casa é um idoso que contratou os serviços no final de janeiro. 'A irmã do proprietário disse que os animais não são, de fato, dele. Mesmo assim, um funcionário nosso leva alimentação para eles diariamente. Permiti às senhoras que retirassem os gatos do local em um dia. Porém, elas disseram que não podem fazer isso porque não têm para onde levá-los', afirmou o gerente da empresa de segurança.
A empresa explicou que o grupo quer que o pátio seja aberto mais de uma vez para retirar os animais aos poucos, mas isso não é possível, pois a empresa não deixa que a casa dos clientes seja frequentada por outras pessoas. O gerente também revelou que tenta contato com a irmã do proprietário, que está viajando, mas não consegue localizá-la. 'Queremos informá-la da situação. Mesmo que os bichos não sejam da família, estão dentro do pátio e ela deve decidir que destino dar a eles.'
(Correio do Povo, 09/03/2009)