Secretária de Estado americana, Hillary Clinton disse ontem que a administração de George W. Bush foi negligente com o problema do aquecimento global, mas que a crise financeira deu nova chance ao país. “Nunca desperdice uma boa crise’’, disse Hillary, em audiência com jovens no Parlamento Europeu. “Em relação à crise econômica, não desperdice quando puder ter impacto positivo na mudança climática e segurança energética.’’
Declaração foi a resposta de Hillary à pergunta de jovem belga sobre os planos da administração do presidente Obama de lidar com aquecimento global e se ela via a segurança energética como tema relacionado às mudanças no clima.
Hillary disse ainda que a administração Obama – que falou muito em energia limpa e carros menos poluentes, mas evitou propostas mais abrangentes para o tema – colocará como prioridade a cooperação global em ambiente.
Os Estados Unidos são vistos como os principais atores nas discussões sobre o clima global em Copenhague em dezembro, depois de o presidente Obama ter assinado um novo e urgente acordo sobre a mudança climática, em completo contraste com Bush.
(DM, 07/03/2009)