Nesta sexta-feira (06), os governos de São Paulo e Paraná assinam em Londrina (PR) uma resolução que cria um Grupo de Trabalho para gestão integrada e preservação da Bacia do Rio Paranapanema. Em 60 dias o grupo vai apresentar propostas que priorizam a criação de um Plano Diretor da Bacia, além de organizar o Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG).
O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, participa da cerimônia e acredita que a resolução representa um dos primeiros passos rumo a uma gestão federativa “é preciso harmonizar os instrumentos técnicos e institucionais adotados pelos comitês já em funcionamento, para construirmos uma agenda integrada em prol da constituição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema”, disse à AmbienteBrasil.
A medida deve unificar os procedimentos entre São Paulo e Paraná. “Nós queremos ter um comitê gestor que possa englobar as seis bacias hidrográficas”, explica o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Rasca Rodrigues, “a assinatura cria o grupo de trabalho e no futuro deverá ser criado um comitê de bacia envolvendo o rio, para que se tenha um política de recursos hídricos que envolva os dois estados”, completa.
Técnicos dos dois estados integram o grupo além de diversos representantes de órgãos ambientais como o Instituto ambiental do Paraná (IAP), Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (SUDERHSA) e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB).
(Por Danielle Jordan,
AmbienteBrasil, 06/03/2009)