Uma manifestante de um grupo ambientalista jogou líquido verde sobre o ministro do Comércio da Grã-Bretanha, Peter Mandelson, nesta sexta-feira, em Londres, quando ele chegava para uma reunião sobre tecnologias para a baixa emissão de carbono.
Leila Deen é integrante da ONG Plane Stupid, que faz campanha contra a construção de uma terceira pista para aviões no aeroporto de Heathrow, na capital britânica.
Ela disse que a iniciativa foi "o último recurso" depois que o processo democrático para impedir a ampliação do aeroporto falhou. O governo britânico aprovou a construção da nova pista no mês passado, apesar da oposição de alguns parlamentares, moradores das proximidades do aeroporto e ativistas pela defesa do meio ambiente.
Deen, 29 anos, disse à BBC que informou ao ministro que a substância esverdeada que trazia dentro de um copo era creme de ovos. Segundo ela, Mandelson é um político que não foi eleito (ele foi nomeado para uma cadeira na Câmara dos Lordes do Parlamento) e que está do lado dos "interesses comerciais" em detrimento dos "interesses das pessoas e do planeta".
Para ela, uma "ação direta" é a melhor forma de se promover as mudanças já que ela e outros foram excluídos do processo democrático. "Quando a democracia falha você tem que recorrer a qualquer meio necessário desde que seja pacífico e não ameace outros seres humanos", disse Deen.
"Peter Mandelson é a mesma pessoa que na verdade intimidou Ed Miliband (ministro para Energia e Mudanças Climáticas) e outros membros do gabinete para que aceitassem uma terceira pista que ninguém quer, uma terceira pista sobre a qual ninguém foi consultado e a que ninguém pode dizer ''não''."
Mandelson, por sua vez, qualificou o ato como "um protesto adolescente". "Ela estava tão ocupada atirando o que parecia ser sopa verde ou coisa assim na minha cara que deixou de me dizer contra o que era o protesto, mas, como vocês podem ver, afortunadamente não era tinta e eu saí ileso", disse o ministro pouco depois do incidente, ao deixar o recinto onde estava e falar com os jornalistas. Mandelson estava sem o casaco que vestia quando foi atingido.
O governo britânico tem como meta reduzir as emissões de carbono do país em 80% até 2050.
(Terra, 06/03/2009)