Tema foi debatido durante toda a manhã desta quinta-feira (5)A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Edson Brum (PMDB), realizou audiência pública nesta quinta-feira (5), em Rio Pardo, para debater a questão dos biocombustíveis. O encontro aconteceu durante a Expoagro Afubra, considerada uma das maiores feiras voltadas à agricultura familiar do País.
O vice-presidente da Afubra, Heitor Petry, apresentou as atividades desenvolvidas pela entidade na área e divulgou estande especial que aborda o tema. A pesquisa da Afubra inclui a cultura do girassol, a produção de biodiesel e a produção e uso da torta de girassol para alimentação animal. Segundo Edson Brum, “o tema deve ser ampliado dentro da comissão e debatido por toda a Assembleia, pois não abrange apenas o setor agrícola, mas também a economia do Rio Grande do Sul e o meio ambiente”.
O deputado Gilberto Capoani (PMDB) afirmou que o fato da reunião ter sido realizada dentro da feira favoreceu o acesso às informações. “É importante o Parlamento gaúcho prestigiar eventos tão importantes para a economia do Estado. Além de demonstrar preocupação com setor, o contato direto com os produtores e entidades que os representam qualificam as informações que recebemos”, destacou.
Já o deputado Heitor Schuch (PSB) cobrou do governo federal medidas de apoio ao setor primário que vem sofrendo os reflexos da crise internacional, como a redução nos preços das commodities agrícolas. O corte no preço do óleo diesel, na avaliação do parlamentar, teria um impacto positivo muito importante neste momento.
Na próxima semana, Schuch estará em audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília, tratando deste tema. A proposta é de uma diminuição de pelo menos 20% no preço do óleo diesel, já que o valor do barril de petróleo caiu mais de 70% nos últimos meses. "Essa medida incentivaria o setor dos transportes e repercutiria em toda a cadeia produtiva, uma vez que o combustível é o segundo item na formação do custo de produção da lavoura, atrás somente dos insumos", destacou o parlamentar.
Para o deputado Alceu Moreira (PMDB), é fundamental proteger o setor primário do Estado que, segundo ele, é um dos poucos no mundo que tem condições de ser ampliado. “Juntamente com a produção dos biocombustíveis, temos condições de assumirmos o papel de seleiro do mundo e, por isso, não podemos deixar que uma crise, gerada por outros países, atrapalhe nosso crescimento”, reforçou Moreira.
ProgramaDenominado "Programa de Assistência Técnica, Extensão Rural e Capacitação para o Aproveitamento Integral do Girassol, com ênfase na produção de biocombustível como alternativa de renda aos agricultores familiares fumicultores do Vale do Rio Pardo", a iniciativa já começou a colher a terceira safra, chegando a obter três toneladas por hectare.
Também participaram da audiência, além dos deputados Jerônimo Goergen (PP) e Paulo Odone (PPS), o presidente da Afubra, Benício Werner; o presidente da Emater, Mario Nascimento; o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Rio Grande do Sul, Arcanjo Mondardo; o pesquisador da Fepagro, Zeferino Genésio; o presidente do Corede Valedo Rio Pardo, Mariza Cristoff; e o representante da Ocergs de Estrela, Luis Aguiar.
(Por Felipe Cogo,
Assembléia Legislativa do RS, 05/03/2009)