A prefeitura de Linhares, no norte do Estado, vai trabalhar integrada com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para promover melhorias na antiga Fazenda Aliança, primeiro assentamento agroecológico capixaba, com 50% do terreno em Área de Preservação Permanente (APP). As primeiras ações se referem à coleta de lixo e transporte escolar.
Na região, também está sendo desenvolvido um Plano de Desenvolvimento Agrário (PDA), que vai dividir as famílias de acordo com os grupos de exploração, que vai desde a produção de alimentos à exploração de seringueira e cacau. No local, já há uma área destinada à produção de milho e feijão.
As decisões foram debatidas em reunião entre o prefeito Guerino Zanon e o superintendente do órgão José Gerônimo Brumatti. Segundo o Incra, o prefeito foi informado sobre os trabalhos desenvolvidos na Fazenda Aliança, com o objetivo de preservar a região.
Na fazenda, foi criado o assentamento Sezínio Fernandes de Jesus, com cerca de 150 famílias de trabalhadores rurais. Dos 2.173 hectares da fazenda, 600 são de mata atlântica primária e de cabruca (vegetação nativa com plantio de cacau).
Além de transporte escolar e coleta de lixo, foi solicitado à prefeitura o apoio no maquinário para preparar a terra e divulgado projetos para a abertura de estradas, construção de moradias, disponibilidade de equipamentos agrícolas, insumos, entre outros.
Outro assunto mencionado no encontro diz respeito ao Sistema de Cadastro de Imóveis Rurais. A unidade do Sistema está parada há algum tempo por falta de convênio e a intenção do Incra é reativá-la o mais breve possível. O prefeito encaminhou o pedido à Procuradoria do município. O convênio prevê a atuação de técnicos da prefeitura pra efetuar cadastramento das áreas rurais, assim como da produção, entre outros.
(Por Flavia Bernardes,
Século Diário, 06/03/2009)