Uma nova espécie de peixe antárctico, Gosztonyia antarctica, foi descoberta no Mar de Bellingshausen, no Oceano Antárctico, durante as campanhas do Instituto Espanhol de Oceanografia nos Verões austrais de 2003 e 2006. Os quatro exemplares recolhidos durante as campanhas medem entre 25,4 e 30 centímetros.
A nova espécie foi encontrada a 615 metros de profundidade numa zona que não era estudada desde 1904, aquando da expedição do navio “Bélgica”, e onde, segundo o “El Mundo” online de hoje, a fauna era absolutamente desconhecida.
O estudo da biodiversidade do Mar de Bellingshausen tem sido “sistematicamente ignorado pelos projectos internacionais porque é um mar muito inacessível e porque os seus fundos não estão cartografados”, explicou ao jornal espanhol o investigador Jesus Matallanas, perito em taxonomia de peixes antárcticos, responsável pela descoberta e investigador da Universidade Autónoma de Barcelona.
A descoberta, publicada na revista “Polar Biology”, diz respeito ao estudo taxonómico de um grupo específico de peixes, os Zoarcídeos. A investigação permitiu saber que, “contrariamente ao que acontece em outros mares do Oceano Antárctico, no de Bellingshausen, os Zoarcídeos são o grupo de peixes dominante abaixo dos 550 metros de profundidade”, explicou Matallanas.
(Ecosfera, 05/03/2009)